Mais do que uma formação técnica de facilitadores de constelações sistémicas (familiares, organizacionais e educacionais) esta ação pretende formar TERAPEUTAS, vocacionados para ACOMPANHAR os clientes nos seus processos de crescimento e encontro, capazes de se colocarem lado-a-lado com todas as situações inerentes.
Será um processo de REAL CRESCIMENTO e AMADURECIMENTO pessoal para que, desde uma maior lucidez e maturidade as Constelações possam revelar a sua direção, por vezes tão subtil e tão grandiosa. Há muito que vários autores e psicólogos humanistas referem que a técnica não basta – é importante que o terapeuta amadurecido se coloque no lugar “ideal” e desde aí tornar-se no facilitador.
Este curso dirige-se a terapeutas, psicólogos, enfermeiros que acompanham outros e que sentem na sua vocação uma necessidade de ampliar a sua atuação desde a maravilhosa e atual ferramenta das constelações. Na base estará toda a metodologia clássica do grandioso autor Bert Hellinger, juntamente com a Base psicológica e terapêutica da terapia e psicologia traspessoal.
Capacitar terapeutas vocacionados para a terapia sistémica e familiar para a utilização do método das Constelações Familiares em consultas individuais ou em workshops de grupo.
CONSIDERAÇÕES:
Ser facilitador de qualquer que seja o processo terapêutico não pode passar unicamente por uma aquisição técnica de modelos e formatos. Ainda que existam dezenas disponíveis em qualquer livro, site ou percurso, há algo ainda mais importante para esta acção… a Alma.
Só a alma do terapeuta é capaz de entrar confiante no processo que é do outro e, com toda a maturidade, compaixão e humildade, ser capaz de permanecer ali mesmo no serviço do que é maior que a sua própria vontade… a Alma do outro, ou ainda da Grande Alma de um sistema inteiro!
Bert Hellinger – autor mundialmente consagrado do método das Constelações Familiares, a propósito da compaixão, conta a seguinte história:
Num tempo muito antigo um homem cometeu terríveis ações maldosas e grutescas. Esse mesmo homem, perante Deus perguntava o que lhe iria suceder agora que tinha sido descoberto. Deus ordenou que ficasse isolado durante semanas a fio no pior sítio do mundo, sentado na maior sujeira e imundice, respirando aquele ar podre e tóxico.E ali ficou esse homem semanas e semanas… até que, ao longe, aproximaram-se 3 vultos que se dirigiam ao seu encontro. Eram 3 terapeutas. Já próximo dele, olharam-no, sentaram-se ao seu lado, e ali permaneceram durante 6 dias e 6 noites, respirando aquele mesmo ar, até que o homem decidiu levantar-se.METODOLOGIA:
Dividido em 3 módulos teórico práticos que maioritariamente decorrem em fins-de-semana trabalhando com os próprios participantes e assistindo a constelações fora do grupo de formação. Em todo o processo os participantes elaboram uma monografia com o estudo de caso da sua própria genealogia.
Esta formação não só dotará o participante da técnica indispensável para uma travessia segura, mas terá na sua base, e com toda a força, a formação e o desenvolvimento pessoal e transpessoal de si mesmo, para que, desde esse lugar, acompanhe os processos vivenciais.
DATA e LOCAL:
Novembro de 2013
ctg – centro de terapias de gaia.
PROGRAMA:
Baixar o programa aqui.