APRESENTAÇÃO

SAUDAÇÕES A TODOS OS VISITANTES. NESTE SITE REÚNO INFORMAÇÕES SOBRE A MINHA IDENTIDADE PROFISSIONAL, AS MINHAS ATIVIDADES, TRABALHOS, FORMAÇÕES E WORKSHOPS.

Antes de tudo, a apresentação: sou um Ser Humano igual a todos os outros, um estranho ímpar na expressão de Drummond de Andrade. Acredito em tudo o que o ser humano contém. No bem e no mal, na luz e na sombra, e acredito, principalmente, nos recursos internos de cada um, capazes de converter dor em crescimento, desentendimento em harmonia, frustração em liberdade e contração em expansão.

Depois disso (e com isso), sou um terapeuta. Encontro no meu sentido de vida pessoal e profissional o “acompanhar o outro”. Escutar a sua estranheza, perceber o que lhe assalta a alma, o que se lhe crava na pele, o que o seu coração aspira. Desta minha vocação transformo-a em profissão, descobrindo novas rotas de transformação. Dedico especial interesse aos mapas humanistas, transpessoais e sistémicos, e aos processos de conscientização individual, social/familiar e humanitária.

 

PROFISSIONALMENTE

Integro todas as dimensões que compõe o individual. O corpo, os pensamentos, as emoções, o social, o familiar, a espiritualidade, e por aí adiante. Através da abordagem transpessoal combino o interesse pelo conhecimento das diferentes dimensões do Self (a identidade em interação com o mundo) com a sua própria transcendência, contemplação e compaixão – através da observação sustentada, do silêncio e da meditação.

Um especial enfoque na terapia sistémica de Bert Hellinger trabalhando com as constelações familiares. Oferece a visão libertadora sobre a compreensão dos movimentos impactantes daqueles que antecedem a nossa identidade – pais, irmãos, avós, bisavós, etc. – e que configuram o nosso caminho de forma profunda e subtil. Aqui encontram-se pressupostos sociais, coletivos, grupais e transgeracionais, que tantos autores têm vindo a abordar nestas últimas décadas, e que no final, são combinadas na terapia, com a vivência sagrada e altamente simbólica que decorre dos movimentos sistémicos e que só o silêncio pode acolher.

A formação em psicologia clínica permite-me apoiar a abordagem terapêutica em modelos teóricos vastamente estudados e validados, entre os quais, e principalmente, os humanistas, os sistémicos, os construtivistas, os psicodinâmicos e os gestaltistas.

Fiz-me terapeuta caminhando. Ainda hoje me faço a cada dia que experiencio a vida. Conheço alguns caminhos, não todos é certo, mas alguns importantes. Hoje sou um terapeuta de desenvolvimento humano pessoal e integral, sensível às questões pessoais e espirituais, pronto para iniciar novas etapas com quem me procura. Assisto aos partos dolorosos do renascimento terapêutico e projeto-me desde o eterno Agora nas múltiplas viagens que acontecem em terapia.

 

PROJETOS

Sou também criador de projetos terapêuticos, cursos e formações, que visam sempre o desenvolvimento pessoal ou as competências terapêuticas. Estou convicto que nasci para comunicar, para formar e para iniciar. O gosto pela comunicação é essencial para a minha realização.

Neste site poderá explorar algumas das áreas de atuação, consultar as atividades, os locais onde atuo, e os diferentes projetos.

Aqui estarei para qualquer questão que lhe possa surgir.

Até breve.