TERAPIA PSICOEMOCIONAL

Esta consulta psicológica consiste em abrir caminhos integradores das mais variadas situações, questões e sintomas  através da relação terapêutica.

O objetivo primordial é sempre o desenvolvimento dos recursos internos do cliente, em que ele mesmo, crescendo dentro de si e com maior lucidez, alcança a sua auto-integração e libertação.

Pressupõe o diálogo, a reflexão, o pensar e o sentir dentro de um setting terapêutico. Num ambiente seguro e confidencial, abrir portas aos temas trazidos pelo cliente à relação terapêutica.

Os estudos científicos em torno desta relação, nomeadamente através do contributo de Carl Rogers, demonstram o poder das sessões de encontro na integração fundamental naquilo que começa por ser um conflito (incompatível com uma vida feliz) e que no final passa a fazer parte da biografia, validada e compreendida pelo cliente.

 

O processo terapêutico é como atravessar um túnel. Neste túnel revêm-se muitas cenas da historia de vida, em ângulos completamente novos, fazendo-se conexões inusitadas entre os eventos e percebendo-se a potência do passado para moldar o presente, bem como a do presente para construir novas possibilidades de vida.

Na travessia aprende-se a reconhecer os padrões de comportamento que levam a pessoa a se comportar de modo parecido em situações diferentes, muitas vezes “repetindo os mesmos erros”. Aprende-se a reconhecer o “como” do comportamento: como se age, como se relaciona, como se pensa, como se sente. Aprendem-se caminhos que permitam e transformar e melhorar esses padrões.

Na minha abordagem transpessoal acompanho nessa caminhada, facilitando a possibilidade da autoconsciência, da responsabilização e da força para novas escolhas. Esta é, pois, uma travessia que pode mudar profundamente a vida de quem procura a sua parte de equilíbrio emocional melhorando a saúde mental.

 

Esta terapia tem como base metodológica correntes humanistas, transpessoais, psicodinâmicas e sistémicas.