CONSTELAÇÕES SESSÃO INDIVIDUAL

É uma ferramenta essencial quer seja no desenvolvimento pessoal, na colocação de uma questão ou para qualquer tema que esteja a impossibilitar a realização e expansão criativa. Através da abordagem sistémica de Bert Hellinger o cliente e o terapeuta “espreitam” determinado tema ou assunto, a fim de se encontrar o movimento libertador dentro do processo. Não se trata de um aconselhamento para determinada situação, mas mais do que isso, acompanha uma visão interior que pertence ao cliente e nunca ao terapeuta.

Enquadra-se dentro das abordagens das terapias breves.

 

ABORDAGEM SISTÉMICA

A abordagem sistémica é uma metodologia que observa as dinâmicas presentes nos temas, nos grupos envolvidos e na própria pessoa, constelando e explorando esse tema. É um processo totalmente fenomenológico onde cada caso é um caso, único e singular, e onde o que se observa é única e exclusivamente daquela situação.

O trabalho é individual e pode ser realizado com Figuras especificamente desenhadas para as Constelações, ou com outros objetos que estejam ao dispor. Estas peças vão sendo colocadas sobre uma mesa ou no chão e movem-se em função do diálogo entre o Cliente e o Terapeuta.

Neste setting também se utilizam cartolinas ou papéis que representam os diferentes elementos do sistema (âncoras). O cliente coloca as cartolinas na sala, num local que sente que é o adequado e, com a orientação do Terapeuta, coloca-se em cima de cada uma, de forma a perceber as diferentes perspetivas bem como a melhor configuração para a temática.

É em si mesmo um trabalho transpessoal, profundo e libertador, que possibilita o cliente “dar-se conta” do que ainda não estava presente, e assim despertar a consciência sobre a origem e o caminho da “solução”.

 

TRANGERACIONALIDADE

Nesta abordagem também se utilizam os paradigmas transgeracionais das constelações familiares que oferecem um enquadramento da problemática tendo em conta a aprendizagem que decorre dos padrões familiares e que muitas vezes configuram a limitação individual.