Na Alma a celebração do Natal diz respeito à nossa própria origem, ao nosso próprio nascimento. Esse momento a partir do qual pudemos entrar na vida, respirar pela primeira vez e de uma forma autónoma, sair do conforto da mãe e irmos para a Vida. É por isso que Bert Hellinger nos diz que todo o nascimento é um Êxito, seja em que condições for. E o que todos fazemos nas festividades de Natal é a celebração desse êxito, do Nascimento, historicamente de Jesus, e do nosso próprio nascimento.
Não nascemos sozinhos. Nascemos apoiados pela força familiar e internamente com a presença dos nossos pais, irmãos, tios, avós e todos os que nos apoiam. Nascemos apoiados e por isso celebramos juntos.
O Espírito da Natal permanece assim dentro de nós trazendo a festa, a celebração desse êxito e a oportunidade de Renascermos juntos. Mesmo que para algumas famílias existam vazios, tristezas e contextos adversos, o Espírito está presente renovando a esperança e a conexão com essa força misteriosa da Vida. É a oportunidade de reforçarmos o Amor pela Vida, a Pertença e a reconciliação com o nosso próprio destino.
Celebremos juntos a festa do encontro, a festa do renascimento, do jeito que pudermos. Deixemos que a força da reconciliação esteja presente, que se manifeste, para podermos renovar a esperança de uma vida adulta presente e ao serviço do que é bom para nós, para a nossa família e para toda a Humanidade. Com Amor e respeito.
Desejamos a todos um feliz Natal (renascimento)
e um novo ano próspero no encontro com a Vida.