O serviço à vida é uma das mais nobres formas de atuação humana. Trata-se de uma dedicação em prol do bem-estar, da proteção e do cuidado com todas as formas de vida existentes no planeta. É uma forma de expressar em ações concretas o respeito e a valorização da vida em todas as suas manifestações.
É por isso uma forma de expressar o amor e a compaixão pelos seres vivos e pela natureza como um todo. É uma atitude que reconhece a importância de cuidar e preservar a vida em todas as suas manifestações e que busca promover o bem-estar e a harmonia entre todos os seres vivos.
O serviço à vida, proposto por Bert Hellinger, é um convite para que possamos honrar e respeitar os nossos antepassados e a nossa história familiar. Ele lembra-nos de que estamos conectados a uma vasta teia de relações, e que nossa felicidade e bem-estar estão intrinsecamente ligados ao equilíbrio e à saúde dessas relações.
Servir a vida para as constelações familiares trata-se também de manifestarmos todo o nosso potencial com tudo aquilo que recebemos das gerações anteriores. Ter filhos, criar projectos, amar nas relações, cuidar de si mesmo com amor, participar positivamente no nosso contexto social e comunitário, trazendo sempre o respeito, o amor e a humildade.
A todos os que servem a vida, desde formas mais simples até àquelas que atuam especificamente, encontram assim uma forma de devolver ao mundo o tanto que recebemos e contribuir, num plano alargado, para toda a Humanidade.